Friday, December 21, 2007

22 de dezembro


















O dia 22 de dezembro para mim sempre foi a "abertura da temporada de comemorações de fim de ano". A data do aniversário de casamento do vô Rubica e da vó Elza vai ficar para sempre na minha memória como um dos dias mais alegres do ano. Lembro bem das comemorações no apartamento da Pedro Ivo, quando a vó organizava um delicioso banquete e convidava todo mundo. Às vezes ela jurava que o evento era "só para quem se lembrar" - mas, pelo que eu me lembro, todo mundo se lembrava, todo ano.

A turma chegava em horários diferentes, os mais velhos apareciam mais cedo e os mais ocupados, um pouco mais tarde. O esquema funcionava bem, pois sempre tinha alguma novidade acontecendo. O telefone não parava de tocar, com votos de parabéns vindos do Rio de Janeiro. Durante vários anos, eu era o telefonista oficial: corria para atender e ia chamar a vó ou vô para receber os cumprimentos. Lembro direitinho o ano em que eles estavam fazendo 44 anos de casados e a frase que era repetida a cada telefonema era "quaraquaquá!" - sempre com muita alegria e animação. Foi mais ou menos nessa época que começamos com a contagem regressiva para as Bodas de Ouro do casal. Do "alto" dos meus dez anos, a idéia de que alguém pudesse comemorar 50 anos de casamento era um evento quase milagroso - e a cada ano a data ficava mais próxima. A festa, realizada no Clube dos Engenheiros, não decepcionou ninguém.

As comemorações do dia 22 de dezembro continuaram por muitos anos e, assim como o Natal, as bodas do casal Barra vão para sempre ser uma data para se parar e pensar. O amor e companheirismo que eles sempre mantiveram servem de exemplo e inspiração. Espero que um dia possamos reunir novamente a família no dia 22 de dezembro para brindar a vida tão bem vivida que eles tiveram. E com a mesma animação daqueles aniversários.

Feliz Natal e um ótimo 2008 para todos!

Beijos e abraços, Guto Barra

1 comment:

Ana Balbinot said...

Oi Guto!
Fiz uma postagem no meu blog com um link para o blog da família Barra.
Dê uma olhadinha em http://abelezadetodasascoisas.blogspot.com
Vou adorar a sua visita e comentario!
Beijos
Ana Lucia