Wednesday, June 20, 2007

A Amizade do Ordenança

Nosso pai, quando ainda era tenente e capitão, serviu por bom tempo no 15º Batalhão de Caçadores, naquela época uma tradicional unidade de Infantaria.

Anos após sua extinção, o aquartelamento foi demolido para dar origem a um mercado municipal, com amplo estacionamento em seu subsolo, isso tudo na Praça Rui Barbosa, coração de Curitiba.

Em um dos anos que lá serviu, foi incorporado o recruta SIQUEIRA, que acabou sendo escolhido para ser seu ordenança, uma função que a meu ver não existe mais, exceção feita a unidades de Cavalaria. Não estou bem certo se o que estou afirmando tem fundamento, pois deixei a ativa do Exército há mais de 20 anos.

O ordenança tinha uma ligação estreita com seu comandante de Companhia e uma de suas atribuições era cuidar do cavalo e/ou égua, a ele destinado. Todavia, independente de tudo que fazia, o que desejo frisar foi a enorme e sincera amizade entre comandante e ordenança que perdurou por décadas, muito além da guarita do quartel.

A favor do SIQUEIRA, torna-se importante deixar claro que em seus contatos com meu pai não buscava favores. Tinha mesmo satisfação em vê-lo, conversar com ele e até mesmo pedir sua bênção.

Embora mais moço, faleceu antes que o pai. Suas atividades como ferroviário, atuando como guarda-freio em viagens em que se expunha no lado externo dos vagões, deixaram-no com saúde frágil. Assim mesmo, sempre encontrava disposição para bater um papo com o velho amigo.

Situações dessa natureza são incomuns e por certo podemos contar nos dedos oficiais do Exército que tiveram idêntico privilégio na vida.

Ronaldo, que conheceu e conviveu com SIQUEIRA mais a fundo, poderá confirmar minhas palavras e enriquecer este texto com observações mais acuradas.
Por Sylvio Barra

1 comment:

Anonymous said...

O Siqueira frequentava nossa casa, e era bastante ligado ao meu pai. Realmente ele tinha pelo vô Rubica, pelo meu pai e por toda a família, uma amizade sincera e muita consideração. Recentemente transformamos um antigo filme Super 8 em dvd, e na filmagem feita em uma competição de natação no Clube do Golfinho, lá estavam o Vô Rubica e o Siqueira, prestigiando os netos Rubens, Cristina e eu.O Augusto não aparece,creio que não participou desta competição.
Hoje, por causa do meu trabalho,tenho a oportunidade de ver de perto os relacionamentos de pessoas em cargo de comissão- que poderiam ser chamados de ordenanças - com algumas autoridades. Mas com certeza, não vejo nenhuma amizade verdadeira e desinteressada como era a amizade entre o Vô Rubica e o Siqueira, e que acabou sendo levada para todos os familiares, de forma carinhosa e cheia de respeito mútuo.