Wednesday, June 13, 2007

Dia de Santo Antonio


Nesta data em que se comemora entusiasticamente em todo Brasil o dia de Santo Antonio, nosso pensamento, como não podia deixar de ser, volta-se inteiramente para nossa mãe.

Ela, desde novinha identificada com o santo casamenteiro, realizava-se nesse dia, dedicando-se de corpo e alma aos festejos programados na Igreja do Senhor Bom Jesus. .

Cedinho, habitualmente acompanhada pelo nosso pai, assistia à missa com bastante fervor, rezando e agradecendo as bênçãos que o santo lhe concedia. .

Em seguida, como fazia tradicionalmente, ia atrás dos famosos pãezinhos bentos de Santo Antonio, guardando alguns e distribuindo outros a familiares. Fazia também doações em dinheiro a alguns pobres que costumam fervilhar nas entradas da Igreja e para não perder o hábito adquiria, junto às costureiras da Assistência Social, panos de prato em bom número, além das necessidades, que invariavelmente iam se acumulando anos seguidos nas prateleiras do apartamento onde morava. .

Assim era seu ritual. Voltava para casa de alma lavada, alegre, de bem com a vida, pois tinha se aproximado do seu santo de devoção.
A verdade é que atitudes simples como essa, deixavam-na feliz, certa de ter feito sua contribuição com amor às pessoas. .

Hoje fico penalizado por não tê-la acompanhado mais vezes nessa rotina de 13 de junho, contudo as poucas oportunidades que estive junto dela foram válidas e guardo com imenso carinho em minha memória. .
.
Por Sylvio Barra

2 comments:

Anonymous said...

É mesmo! O 13 de junho nos recorda ainda mais a fé e dedicação da mamãe ao 'pão dos pobres'. Hoje fui a uma outra igreja dedicada ao santo aqui no bairro da Bela Vista, em Curitiba.
Seu texto me fez lembrar de tantas outras festas nas quais ela colaborava com muito empenho; lá mesmo no Rio de Janeiro, quando morávamos na Praia Vermelha, nesta época de junho ela - e equipes de boa vontade-conseguiam mobilizar a vizinhança( e olha que havia mais de 300 crianças nos dois blocos do Edifício Praia Vermelha ! ) e organizavam aquelas festas com barraquinhas, dança da Quadrilha, prendas, brincadeiras, comidas típicas, no bom estilo dos "folguedos" juninos...
Sempre com vistas a doar a renda para auxiliar os pobres de Sto. Antônio!
A gente não deixa de lembrar dela também neste dia...
Gilda.

Anonymous said...

Quando conheci D. Elza, já era devota de Santo Antonio, desde o tempo em que ainda era menina e morava em Portugal. Assim como eu, Santo Antonio nasceu em Lisboa.
Fiquei feliz, portanto, quando um dia ela me deu uma imagem do Santo e uma oração para eu rezar. Esta imagem, já um pouco desgastada pelo tempo, ainda me acompanha e a oração eu faço quase todos os dias.
Também guardo até hoje, em uma gaveta do meu quarto, um pãozinho de StºAntonio, que recebi das mãos dela, me dizendo para guardar, pois dava sorte e dinheiro. Assim fiz!!..
Já ganhei de presente uma outra imagem do Sylvio, mas até hoje não abandonei aquela, que para mim é especial. Tão especial como a D. Elza, a quem recordo sempre com muita saudade.

Ester, 15/06/2007